‘Os Demônios’ de Ken Russell: Cinema em Sua Forma Mais Pura

O FILME QUE A IGREJA TENTOU ESCONDER: "The Devils" Ressurge em 4K e Vai Chocar Você!

Olá, pessoal! Aqui é o Lucas Tech… E preparem-se, porque hoje eu vou falar sobre uma experiência cinematográfica que literalmente virou meu mundo de cabeça para baixo! Sabe aquele filme que você ouve falar, mas acha que nunca vai ver? Aquele que tem uma aura de lenda urbana, envolto em polêmicas e proibições? Pois é, o "The Devils" do Ken Russell é EXATAMENTE esse filme, e ele acabou de ganhar uma restauração 4K que me fez correr para a sala de cinema mais próxima.

(Imagem: The Devils – Divulgação Warner Bros. Clockwork)

Quando vi o trailer estiloso da Warner Bros. Clockwork — cheio de luzes estroboscópicas, uma verdadeira viagem lisérgica — anunciando a versão do diretor restaurada em 4K de The Devils, eu sabia que precisava ver isso na tela grande. Primeiro, eu queria entender como ele conquistou a fama de "o filme mais controverso já feito", uma relíquia tão elusiva que você tinha que garimpar pelos becos da internet ou em coleções obscuras de filmes de terror para encontrá-lo. E, para ser bem sincero, me perguntei se ele adicionaria lenha à minha lamentação de que os filmes de hoje estão famintos daquela pura arte selvagem que definia os anos 70. Depois de ver o filme em 35mm no meu querido Music Box Theater, em Chicago, eu recebi muito, mas MUITO mais do que esperava: The Devils é a experiência cinematográfica mais visceral e grotescamente viva que eu vi o ano inteiro!

(No conteúdo original havia um vídeo do YouTube aqui, mas infelizmente não consigo reproduzi-lo.)

A História Por Trás da Lenda

Baseado no livro "Os Demônios de Loudun" de Aldous Huxley, The Devils nos joga na França do século XVII, onde o convento isolado de Loudun está em histeria. No epicentro de todo o burburinho está o Padre Urbain Grandier, o homem mais atraente da época, interpretado por Oliver Reed, que, sem brincadeira, tem o peito mais largo que eu já vi registrado na tela. Esse padre bigodudo é acusado de bruxaria. Sua acusadora é a Irmã Jeanne (Vanessa Redgrave), uma freira corcunda e sexualmente reprimida. A obsessão parasocial de Jeanne por Grandier, a quem ela nunca conheceu, serve como a desculpa perfeita para membros corruptos da igreja se unirem aos inimigos de Grandier para condená-lo à morte por supostamente ter trazido o diabo para a casa de Deus. O que se segue são 114 minutos onde o humor e o horror se digladiam pelo mesmo osso: um bombardeio de sátira camp que dá uma cotovelada na hipocrisia religiosa, sendo ao mesmo tempo hilária e revoltante.

Chamem-me de vaidoso e orgulhoso, o maior pecador que já pisou na Terra de Deus, mas servo de Satanás eu jamais poderia ser. Não tenho essa humildade.

Riso Nervoso e Chocante: O Tom Inacreditável

Apesar do trailer me fazer pensar que eu estava prestes a ter uma experiência cinematográfica sombria e "bad vibe", The Devils me pareceu mais como assistir a um filme do Monty Python versão NC-17 do que o escândalo de "pegar o lenço para cobrir a boca" que tanto se falava. Pra vocês terem uma ideia: tem uma cena em que Grandier usa uma espada para lutar com um crocodilo empalhado. The Devils é engraçado sem fazer esforço. Visto sob uma lente moderna, a interpretação de Reed como Grandier é algo como o Ian McShane interpretando o Laszlo Cravensworth, do Matt Berry, de "What We Do in the Shadows". Isso não quer dizer que o filme não se leve a sério; com críticas na lata à hipocrisia religiosa correndo por suas tontas duas horas de duração. Os últimos 30 minutos, aliás, talvez sejam o clímax mais perturbador e repulsivo que eu vi desde "Oldboy" do Park Chan-wook e "Eu Vi o Diabo" do Kim Jee-woon.

Por Que É Tão Polêmico (E Ainda Atual)?

Tendo sido criado como luterano, estou um pouco distante da indignação católica que manteve o filme de Russell enterrado por décadas. Mas assistindo agora, como um millennial em 2026, a fúria do filme e sua ridicularização de como as instituições criam "inimigos" convenientes para mascarar a própria corrupção parecem assustadoramente proféticas. Padre Grandier é um exemplo clássico de um "vilão" imperfeito. Ele é um mulherengo com uma interpretação bem "liberal" das zonas cinzentas da vida sacerdotal, que curtia "fazer a fera de duas costas" desde que o amor, com a vaga ideia de casamento, estivesse em sua mente… eventualmente.

(No original havia um tweet da Warner Bros. Clockwork com um comparativo do roteiro, mas infelizmente não consigo reproduzi-lo aqui.)

Embora seja batido pelos padrões de hoje para um homem religioso usar a desculpa do "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", retratos de hipocrisia religiosa e suas zonas cinzentas nunca pareceram tão inovadores quanto em The Devils. Enquanto seus inimigos buscam uma confissão forçada de Grandier, Jeanne e as freiras de Loudun usam frases e palavras como possessão demoníaca e exorcismo, dando a impressão de que o filme mergulha no sobrenatural, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. São palavras-chave que o cardeal corrupto usa com o público em geral para justificar sua cruzada. O filme vai tão longe a ponto de estampar seu título na cara do tolo Rei Luís XIII (Graham Armitage) e do político Cardeal Richelieu (Christopher Logue), deixando dolorosamente óbvio que a Igreja e o Estado são os verdadeiros "diabos" em ação. No mundo de hoje, o único "crime" de Grandier era ser tão sexy que o mundo queria vê-lo morto.

Não são apenas os inimigos de Grandier que se aproveitam de sua farsa de julgamento, que mais parece um "pânico satânico". As freiras de Loudun, seguindo o exemplo de Jeanne, usam o disfarce da perseguição de Grandier como uma desculpa para dar vazão às suas perversões sexuais, alegando estar possuídas pelo diabo, transformando o filme satírico em um artefato transgressor de um cinema em seu ponto mais maníaco.

Uma Obra de Arte Visual Absurda

Eu amo cada centímetro de The Devils. Cada fala é cheia de sacadas inteligentes e frases que você vai querer citar para sempre. Minhas favoritas são a frase de Grandier para Jeanne, dizendo: "Tudo o que se encontra no deserto de uma vida frustrada pode trazer esperança", e a própria frase de "chefe da p*rra toda" de Jeanne: "Dizem que podem enfrentar a Igreja, mas não podem enfrentar essa vadia!"

Da mesma forma, o tom de The Devils é um suave fluxo e refluxo de imagens gráficas e cortes cômicos que me fazia recuar chocado em um segundo e gargalhar alto no outro. Eu iria tão longe a ponto de dizer que a encenação e a enquadramento de Ken Russell rivalizam com a cinematografia de David Lynch e Akira Kurosawa. Mas, acima de tudo, o design de produção impecável do incomparável Derek Jarman faz com que cada quadro de The Devils pareça uma obra de arte anacrônica. Embora sua era pareça muito antiga, o design de cenário de The Devils ainda parece totalmente novo e, às vezes, até de outro mundo, apesar de ser um filme dos anos 70. Ao contrário dos filmes de hoje, The Devils é cheio de cores profundas e saturadas. Mesmo em seus momentos mais sutis, os designs de Jarman, colocados contra um céu azul cremoso, me fazem lamentar como muitos filmes contemporâneos são filmados em estúdios ou com tela verde. The Devils é um sacramento à arte, com garras tanto no roteiro quanto na execução.

(No original havia um tweet da Warner Bros. Clockwork com outro comparativo do roteiro, mas infelizmente não consigo reproduzi-lo aqui.)

Atuações de Cair o Queixo (E Um Vilão Inesquecível!)

Todo mundo em The Devils dá o seu melhor. A interpretação de Reed como Grandier é ao mesmo tempo hilária e enormemente trágica. A performance sarcástica e desprezível de Redgrave como a Irmã Jeanne delirante é nada menos que icônica. Personagens secundários como o Rei Luís XIII de Armitage e o Mignon bajulador de Murray Melvin garantem risadas, seja por sua pura presença de tela ou por closes cômicos repentinos. Embora Reed e Redgrave roubem a cena durante todo o filme, a atuação de Michael Gothard como Pierre Barré foi, sem dúvida, a minha favorita. O Barré, o bajulador que inventa coisas na hora, é o mais próximo que a França do século XVII tem de um influenciador da "manosfera" que faz bico de pastor jovem. Eu amo os óculos estilo John Lennon meio "safadinhos" dele. Eu amo seu sorriso presunçoso; eu amo seu andar arrogante de "santo". E ele é, sem dúvida, o pior homem do filme. Se algo, isso é um testamento de quão grandioso o filme é, pois até seus personagens mais desprezíveis brilham como favoritos "culpados". (Embora eu tenha certeza que ele foi um excelente exemplo do motivo pelo qual o filme foi trancado a sete chaves por décadas.) Felizmente, não sou a única pessoa se deleitando com The Devils vendo a luz do dia mais uma vez na tela grande.

O Impacto da Ressurreição Digital

Aparentemente, o relançamento teatral do filme se saiu tão bem que sua exibição foi estendida por mais uma semana devido à demanda popular, e eu não poderia estar mais feliz. O relançamento de The Devils significou o mundo para mim, como alguém que só o descobriu através das conversas de corredor e memes que ele gerou online. Entre as descobertas das pessoas, destaca-se a cameo bizarra que a Irmã Jeanne teve ao lado dos criminosos de "Laranja Mecânica" em Space Jam 2. Meu exemplo favorito do ressurgimento do filme é uma edição estilosa que alguém postou no X/Twitter, cortando o filme com um efeito de luz estroboscópica similar ao clipe de "Closer" do Nine Inch Nails. Como fã de NIN, mal posso esperar para ver uma edição com a música, talvez mais apropriada, "Heresy", em um futuro próximo.

(No original havia um tweet com uma edição do filme ao som de Nine Inch Nails, mas infelizmente não consigo reproduzi-lo aqui.)

Embora The Devils tenha sido elusivo nos círculos de horror, sua influência permaneceu na iconografia de clássicos modernos. Dentre eles, destacam-se os filmes de Robert Eggers, como Nosferatu, The Northman e Werwulf. O próprio Eggers se considera um "espírito-irmão" de Russell. Se a Warner Bros. Clockwork não tivesse relançado The Devils, eu teria demorado muito mais para descobrir e me tornar um grande fã de Reed, Redgrave e Russell. Estou tão apaixonado pelo filme que fiz questão de verificar suas filmografias e me apaixonar por outros trabalhos deles.

Estou há uma semana de ter visto The Devils de Ken Russell, e o filme ainda me deixa num "barato" que eu não consegui superar. Chegou ao ponto de eu estar ativamente procurando desculpas para reviver essa experiência, arrastando meus amigos para o cinema. Em um mundo onde filmes blockbuster dão "uma volta na quadra" com relançamentos teatrais para "massagear" seus números de bilheteria, espero que The Devils inaugure uma era onde mais joias esquecidas – de propósito ou não – possam ser experimentadas por uma nova geração de cinéfilos como eu. Mas se vier um Blu-ray, eu já fico feliz também!


Minha Visão

Cara, ver "The Devils" de volta às telonas em 4K não é só uma questão de resgate histórico; é uma prova de que a arte de verdade sempre encontra seu caminho, não importa o quanto tentem abafá-la. Para mim, que vivo mergulhado em tecnologia e nas novidades, é inspirador ver como uma restauração digital pode dar uma nova vida a uma obra tão provocativa e, ao mesmo tempo, fazer com que novas gerações a descubram e a debatam. Mostra que o cinema não é só entretenimento passageiro, mas uma forma de expressão poderosa que, mesmo com mais de 50 anos, ainda consegue cutucar feridas e nos fazer pensar. É um lembrete de que devemos sempre questionar, sempre buscar o que está "escondido", porque é lá que muitas vezes encontramos as maiores joias.


E você, qual filme clássico ou controverso você gostaria de ver restaurado e relançado para uma nova geração? Deixa aí nos comentários!

Referência: Matéria Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Tutorial Elevenlabs